A década de 80 foi um período bastante marcante para a história do século XX, é considerada como o fim da idade industrial e o início da idade da informação. Alguns fatos marcante dessa época foram: o desenvolvimento do Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: XFree86, Windows, o MacOS, do CD; Popularização dos computadores pessoais, Walkmans e Videocassetes.
A música se consagrou como formadora de opinião e estilo, Michael Jackson destacou-se dentre os artistas internacionais com o disco Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno, a contraparte feminina, Madonna, um dos principais ícones fashion de todos os tempos influenciou a sociedade com seu estilo livre e despudorado.
O have metal surge como grande vertente do rock. O Punk, New Age e Break também merecem destaque. Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: Dire Straits, A-ha, Supertramp, U2, The Smiths, Duran Duran. Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica; Também foi nessa época que surgiram as primeiras raves.
Foi nessa época também que descobriram as doenças venéreas (sífilis, HIV), só assim as mulheres começam a restabelecer seus valores, a se vestir mais parecidas com os homens, usando terninhos e pantalonas, valorizando a vestimenta funcional, conservadora e profissional, se nivelando aos homens, tanto no sentido profissional como no social. Há também o fortalecimento do divorcio, os homens passam a fazer afazeres domésticos, começam a surgir lojas de departamento, com roupas padronizadas, e a produção em massa ganha ritmo mais acelerado, confeccionado roupas mais industrializadas e com preços mais acessíveis.
Os anos 80 serão eternamente lembrados como uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas. A moda tinha um estilo nada simplório, o jeans ganha status e alcança o seu ápice, os shoppings se torna paraíso dos consumistas. Além de estar bem vestido era preciso ter um corpo bonito e saudável, dando continuidade ao amor pelo esporte que havia surgido na década anterior, explodiram academias por todos os cantos, onde os freqüentadores iam com suas polainas e collants para as aulas de aeróbica, movidas por músicas dançantes e ritmadas, com temática comum: ginástica, poder, sucesso. Influenciando as roupas, o espírito esportivo levou o moletom e a calça fuseaux para fora das academias e consagrou o tênis como calçado para toda hora. Este último também fez ressurgir a moda de calçados baixos, como os mocassins, tanto multicoloridos como clássico.
A cartela de cores era vibrante, prezando por tons fortes e fluorescentes, com jogos de tons e contrastes. Roupas coloridas, um tênis de cada cor modelo"iate", relógios gigantes, pulseiras verde-limão, jaqueta jeans desbotada e uma variação de estilos que marcaram uma década.
Alguns vestígios das tendências dos anos 70 ajudaram a compor o figurino da década seguinte, abusando do brilho e se inspirando nos estilos musicais que faziam sucesso. Os extremos como “chique” e “descontraído” caracterizam a versatilidade da época.
As roupas dos anos 80 conseguem ilustrar com perfeição o estilo da época, uma década que revolucionou o âmbito da moda. Influenciados pelas bandas de rock e pelo aparecimento da Eletromusic, homens e mulheres adotaram um look colorido e ousado, que deixam vestígios na moda dos dias atuais.
As mulheres podiam se inspirar em Madonna para possuir um figurino ousado e irreverente ou aderir ao estilo da Princesa Daiana, usando peças clássicas e ajustadas as formas femininas. Entre as roupas que dominaram o guarda-roupa das mulheres, aparecem: vestidos acinturados, saias balonês, Minissaia com legging em cores cítricas e jaquetas de brilho e peças com ombreiras exageradas.
Os exageros da década de 80 influenciaram até a metade da década de 90, onde as cores fortes e contrastantes ainda se faziam presente, e como a história é uma grande fonte de inspiração para a moda, na atualidade as tendencias de moda são recriadas baseadas num passado bem recente como a década de 8o.
Nenhum comentário:
Postar um comentário